Proposta prevê licença menstrual de até três dias para servidoras públicas no Piauí

Proposta prevê licença menstrual de até três dias para servidoras públicas no Piauí
Proposta prevê licença menstrual de até três dias para servidoras públicas no Piauí




Os deputados Henrique Pires (MDB) e Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) enviaram proposições para que seja acrescido um inciso ao artigo 75 do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. A intenção é que mulheres com sintomas graves associados ao fluxo menstrual tenham até três dias de licença. A proposta foi lida na sessão plenária desta terça-feira (12) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O deputado petista explica que “cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que, na maioria das vezes, prejudicam sua rotina”. Henrique Pires justifica a proposta dizendo que “tratar as mulheres que têm sintomas graves associados ao fluxo menstrual é uma oportunidade para difundir informações a toda a população”.

Proposta prevê licença menstrual de até três dias para servidoras públicas no Piauí
Proposta prevê licença menstrual de até três dias para servidoras públicas no Piauí. (Imagem: Internet)

MENSAGENS DO EXECUTIVO – O Governo do Estado enviou à Alepi mais dois projetos de lei, que deverão ser analisados, inicialmente, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O primeiro pretende modificar a lei 5.571/2006, que cria o Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano.

Veja também: Governo do Piauí propõe mudanças no sistema de transporte intermunicipal

A segunda Mensagem propõe alteração na lei que dispõe sobre o plano de custeio do regime próprio de previdência social dos servidores públicos, ativos e inativos, e dos pensionistas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

FLORIANO – Dr. Marcus Vinícius Kalume protocolou projeto de lei para que a encenação da Paixão de Cristo, em Floriano, seja declarada como Patrimônio Cultural Imaterial. O deputado ainda teve lido dois requerimentos. Um pedindo à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) a construção de uma passagem molhada no povoado Rancho da Égua. O outro foi endereçado ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) para que seja realizada a recuperação de 10 quilômetros da estrada vicinal entre as localidades São José e o assentamento Cachoeira, também na cidade de Floriano.

Fonte: ALEPI

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]