Médicos transplantam rim de porco para humano pela 1º vez nos EUA

Médicos transplantam rim de porco para humano pela 1º vez nos EUA-min

Facapi

Médicos da Universidade de Nova Iorque conquistaram um avanço científico que pode salvar vidas de pacientes na fila de transplante. Em feito inédito, os profissionais da saúde conseguiram realizar o primeiro transplante de um rim de porco para um ser humano. O procedimento foi um sucesso, e o órgão não teve rejeição imediata do organismo receptor.

Segundo informações da agência Reuters, o transplante ocorreu em uma paciente que teve morte cerebral e que apresentava sinais de disfunção renal. O procedimento foi realizado no NYU Langone Health.

Antes que o órgão fosse transplantado, a equipe liderada pelo cirurgião Robert Montgomery alterou genes para retirar as moléculas responsáveis pela rejeição imediata ao órgão.

Médicos transplantam rim de porco para humano pela 1º vez nos EUA
Médicos transplantam rim de porco para humano pela 1º vez nos EUA. (Imagem: Reprodução)

Finalmente, o rim foi apensado aos vasos sanguíneos da paciente e mantido fora do corpo por três dias para que o órgão fosse monitorado pelos médicos durante o experimento.

E as notícias são ótimas: segundo os pesquisadores, o rim produziu a quantidade adequada de urina, equivalente a de um rim humano transplantado.

Veja também: Duas pessoas são baleadas durante tentativa de execução em Luís Correia

O próximo passo dos cientistas é testar o procedimento em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal. A ideia é contemplar casos urgentes de pessoas não podem esperar por muito tempo nas filas de transplante.