SESAPI fará busca ativa para localizar piauienses com doses atrasadas da vacina da Covid-19

Facapi

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (18) que fará uma busca ativa para localizar os piauienses com a segunda dose ou a dose de reforço contra a Covid-19 atrasadas. Segundo o órgão, quase 200 mil pessoas não retornaram para a segunda dose da vacina contra a doença.

O secretário de saúde Florentino Neto explicou que a identificação dessas pessoas será feita pelos agentes comunitários de saúde.

O foco é que nossos agentes comunitários de saúde, com a lista na mão, possam ir até a residência para a sensibilização, para que essas pessoas recebam a segunda dose. Além disso, será feito um esforço também para a dose de reforço, garantindo a vacinação de todos o mais rápido possível”, disse o gestor.

A busca ativa já acontece em alguns municípios piauienses, como em Lagoa do Barro do Piauí. São 14 agentes comunitários de saúde que vão de porta em porta comunicar sobre a campanha de imunização na região. As informações também são passadas por aplicativos de mensagens.

Causas do problema

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Willames Freire, listou dois motivos pelos quais as pessoas não estão retornando aos postos de vacinação para receber a segunda dose ou a de reforço.

VEJA TAMBÉM | Cocal de Telha zera número de casos ativos de Covid-19

“A desmotivação vem de diversas formas. Primeiro, nós não temos uma campanha nacional institucionalizada que faça com que o cidadão brasileiro se conscientize sobre a positividade da complementação do ciclo vacinal. Depois é a sensação de proteção de que a pandemia foi embora. Nós temos hoje uma diminuição na transmissibilidade, na internação, e isso faz com que a população tenha a falsa sensação de que está protegida, mas não está”, explicou Willames Freire.

Ação do Governo Federal

O Ministério da Saúde comunicou que, neste sábado (20), irá lançar uma campanha para incentivar as pessoas completarem o esquema vacinal contra a Covid-19.

“O objetivo principal é trazer essas pessoas que não tomaram. Então, neste sábado, o Ministério da Saúde estará em todas as regiões, onde nós estaremos conclamando a população para procurar todos os postos do Brasil. Eles estarão abertos para fazer a vacinação, principalmente desse público que não tomou a segunda dose ou a dose de reforço”, afirmou o secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Rafael Medeiros.

FONTE: G1 PI