Piauí registra três casos de peste suína; propriedade precisou ser interditada

Piauí registra três casos de peste suína; propriedade precisou ser interditada
Piauí registra três casos de peste suína; propriedade precisou ser interditada




Três focos de Peste Suína Clássica (PSC) foram confirmados no município de São José do Divino, no norte do estado.

Com a confirmação de três focos de Peste Suína Clássica (PSC), no município de São José do Divino, norte do estado, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) deslocou equipe de fiscais e médicos veterinários até a propriedade. O objetivo é adotar as medidas preconizadas no Plano de Contingência da doença e na legislação que trata da defesa sanitária animal.  A Sada prepara um plano de vacinação contra a doença no estado.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária confirmou a ocorrência desses 3 focos de PSC no território piauiense. Estes focos ocorreram em criatórios de subsistência, com animais criados de forma extensiva (soltos). Os animais apresentaram principalmente conjuntivite, febre e alta mortalidade — explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

Piauí registra três casos de peste suína; propriedade precisou ser interditada
Piauí registra três casos de peste suína; propriedade precisou ser interditada. (Imagem: Reprodução)

Dentre as medidas adotadas pela Adapi diante desses casos, está a interdição da propriedade, o sacrifício sanitário dos animais e destruição em ambiente apropriado. “Todos os animais das propriedades com o foco foram eliminados, totalizando 30 suínos, destruídos e enterrados em uma vala com profundidade adequada”, comentou Idílio.

O gerente acrescentou que serão intensificadas as ações de vigilância no perifoco (região no entorno de onde ocorreu o foco) para monitorar e acompanhar toda e qualquer suspeita compatível com doenças hemorrágicas do suíno, além de serem intensificadas ações de educação, comunicação e a fiscalização do controle de trânsito de suínos.

Todo caso de animal que demonstre qualquer suspeita da doença, como: mortalidade dos suínos, febre (animais amontoados), conjuntivite, diarreia, vômito deve ser comunicado pelo criador à Adapi. Além disso, os criadores só devem adquirir animais de origem conhecida como Guia de Trânsito Animal (GTA) e não adquirir animais de feiras que não são controladas pela Agência de Defesa Agropecuária.

Nosso objetivo hoje é controlar e erradicar a doença no território piauiense. Lembrando que os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados pelo Governo do Piauí, como forma de minimizar os prejuízos causados pela doença no estado — relembrou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Veja também: Fim de semana será de chuvas torrenciais em diversas cidades piauienses

Vacinação contra a Peste Suína Clássica

A ocorrência desses casos no Piauí demonstra a alta sensibilidade do sistema de vigilância do estado em detectar casos e não afetar o comércio internacional dos estados produtores e exportadores de carne suína, já que esses estados como Santa Catarina e Paraná são considerados zona livre da PSC.

O Piauí está entre os 10 estados brasileiros considerados área não livre de Peste Suína Clássica. De 2019 até agora, o estado piauiense diagnosticou 35 focos da doença, principalmente na região norte do estado.

Para sair da classificação de risco, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está realizando junto com a Adapi e o Mapa um plano estratégico de imunização contra a doença, que faz parte do Plano Brasil livre de PSC.

Fonte: ADAPI

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]