Papa aprova benção a casais homossexuais pela 1ª vez

Papa aprova benção a casais homossexuais pela 1ª vez
Papa aprova benção a casais homossexuais pela 1ª vez




Nessa segunda-feira (18), o papa anunciou a autorização para padres de Igrejas Católicas administrarem bençãos em casais homossexuais. A decisão inédita e inusitada foi aprovada pelo papa Francisco e vale para os chamados “casais irregulares”, de acordo com o comunicado publicado pelo Vatican News.

O documento do Escritório de Doutrina do Vaticano, também explica a mudança e apresenta algumas condições. Conforme o texto, as bençãos não devem ser dadas durante liturgias regulares da Igreja nem terem semelhança com uma cerimônia de casamento.

Papa aprova benção a casais homossexuais pela 1ª vez
Papa aprova benção a casais homossexuais pela 1ª vez. (Imagem: Reprodução)

Existem várias ocasiões em que as pessoas vêm espontaneamente pedir uma bênção, seja em peregrinações, em santuários, ou mesmo na rua quando encontram um sacerdote e tais bênçãos são dirigidas a todos, ninguém pode ser excluído — diz.

O texto afirma ainda que os padres devem decidir caso a caso e “não devem impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que busquem a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.

Veja também: Governo vai lançar aplicativo com o foco em diminuir o número de celulares roubados

Esta mudança não significa que a Igreja Católica reconhece a união entre casais homossexuais, mas, conforme o documento, representa um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

Em 2 de outubro, o papa propôs a prática. A declaração do Francisco foi em resposta a 5 cardeais que haviam apresentado em julho dúvidas sobre diversos temas, incluindo a crescente prática de abençoar casais homoafetivos comprometidos em um relacionamento na Alemanha.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]