A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio da Coordenação de Iluminação Pública, fez um levantamento onde apontou que até maio de 2022, um total de 29 ocorrências de furtos de cabos elétricos foram registrados. Deste total, seis foram na região central de Teresina. Geralmente, ocorridos em praças como Da Costa e Silva, João Luís Ferreira, Demóstenes Avelino (Fripisa) e Liberdade.
Só em 2021 mais de quatro mil metros de cabos foram furtados. Fazemos vistorias e inspeções diariamente para identificar e resolver esses tipos de problemas, contudo o tempo e equipamento gastos nesse processo prejudicam os serviços de melhorias na iluminação pública da cidade — destaca o coordenador de Iluminação Pública da SEMDUH, Augusto César.
Em alguns casos, serviços de reparos são atrasados ou adiados para que os problemas de furtos de cabos sejam resolvidos a fim de que esses locais não fiquem às escuras e sem movimentação de pessoas, contribuindo para a marginalização do local.
Por isso, é de suma importância que se um munícipe presencie uma atitude suspeita em relação a essas ocorrências que denuncie para as forças de segurança pública como a Guarda Municipal mais próxima ou Polícia Militar do Piauí, através do contato 190.
Veja também: Furto de cabos deixa cidade no Norte do Piauí quase 11h sem abastecimento de água
Já ocorrências ou chamados por falta de iluminação, o solicitante pode entrar diretamente em contato com a coordenação de Iluminação, por meio do número 0800 280 4712.
Em 2021, foram cerca de 25 mil metros de cabos elétricos furtados, totalizando mais de 120 ocorrências. Precisamos da ajuda de todos para sanarmos esse problema.
Leave a Reply