Nessa terça-feira (23), o Governo Federal autorizou os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), para poder realizar a continuidade das obras da ferrovia Transnordestina, que atenderá os estados de Piauí, Ceará e Pernambuco.
Cerca de 811 milhões de reais foram repassados pelo Banco do Nordeste à Transnordestina Logística (TLSA), a empresa que é responsável pela construção e operação da ferrovia.
A expectativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é que a linha férrea produza um crescimento estimado em 7 bilhões de reais no Produto Interno Bruto (PIB) e também garanta oportunidades para viabilizar o desenvolvimento em toda a região Nordeste, especialmente para os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
Veja também: Preço do arroz teve alta de 24% em 2023, aponta IBGE
Ela está incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A construção dessa ferrovia está sendo considerada a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste. A ferrovia cortará 53 municípios dos três estados em que vai atravessar.
A segunda etapa de construção da ferrovia está prevista para ser concluída até 2029 no Piauí.
Fonte: Revista AZ
Leave a Reply