Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados

Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados
Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados




A governadora Regina Sousa assinou nessa segunda-feira (28) o decreto que obriga o uso de máscaras em ambientes fechados, públicos e privados, como medida excepcional para o enfrentamento da Covid-19. A chefe do executivo estadual seguiu a recomendação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI) e também do boletim do Comitê Científico Nordeste que apontou alto risco pandêmico epidêmico em todos os estados da região Nordeste.

Conforme o decreto estadual, permanece obrigatório o uso de máscaras nos seguintes espaços: unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos. O Piauí registrou um aumento de 37% no número de casos positivos de covid-19.

Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados
Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados. (Imagem: Reprodução)

No decreto observa que o R(t) cresceu em todos os estados, alcançando valores não observados em toda a pandemia, e recomenda renovação de medidas restritivas contra a Covid-19 e campanhas de vacinação. A determinação do uso da máscara entra em vigor a partir desta segunda-feira (28).

Ainda segundo o governo, permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

Veja também: Homem leva tiro na cabeça durante assalto em Jatobá do Piauí

Ainda no decreto, o governo do Piauí estabeleceu que farmácias e drogarias que comercializam autoteste para detecção de antígeno do SARS-CoV-2 (PNE-Teste) serão obrigadas a informar semanalmente a quantidade de testes vendidos, por meio de Nota Fiscal emitida pelo estabelecimento, à Diretoria de Vigilância Sanitária do estado do Piauí (Divisa). A determinação era uma das sugestões do COE durante reunião na semana passada.

Veja aqui: DECRETO – GOVERNO DO PIAUÍ.pdf

Fonte: Portal A10+ 

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]