Após fortes chuvas, Rio Parnaíba atinge nível de alerta em Teresina




A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta quarta-feira (5) que Teresina atingiu a cota de alerta e está prevista uma elevação do nível do rio Parnaíba nas próximas horas na capital. A cidade de Floriano teve uma redução do nível do rio, mas ainda está próxima da cota de inundação.

Segundo a Chesf, em Teresina o rio Parnaíba teve um aumento do seu nível, que ontem estava em torno de 5,02 m, e agora está em 5,60 m, saindo então da cota de atenção e entrando na cota de alerta, que é a partir de 5,50 m.

Também está prevista uma elevação do nível do rio para 5,74 m nas próximas 8 horas, ou seja, um aumento de 14 cm. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. Mais de 240 famílias estão desabrigadas e uma pessoa chegou a morrer após ter o carro arrastado.

Essas famílias desabrigadas perderam todos os bens e até as próprias casas após as fortes chuvas registradas nos primeiros dias de 2022 em Teresina. Um dos moradores contou que teve tempo apenas de tirar os filhos de casa, devido à rapidez com que a água invadiu as casas.

Outros rios

Segundo a Chesf, a cota atual do rio Poti, na região de Teresina é de 4,07 m, devendo manter se estável nas próximas 10h e com valores em torno de 4,01 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

No município de Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 2,86 m, valor que deve ter uma elevação para 2,98 m nas próximas 8 h, ainda em situação de normalidade. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 3,83m, devendo ter uma elevação no nível para valores em torno de 3,91 m nas próximas 8 horas, também em situação de normalidade.

“Tendo em vista os ainda relativamente baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina/PI, Marataoan em Barras/PI e Longá em Esperantina/PI apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas”, informou a Chesf.


 

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]