Prefeitura de Campo Maior e SESC firmam convênio para realização de exames itinerantes de mamografia

Facapi

Com o objetivo  de contribuir para a promoção da saúde da mulher com foco de atuação no rastreamento do câncer do colo do útero e de mama, a Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde assinou termo de convênio com o SESC (Serviço Social do Comércio), na manhã desta quarta-feira (10).

O projeto conta com uma unidade móvel que oferece às mulheres acesso aos exames citopatológico do colo uterino (Papanicolau) e mamografia permitindo o diagnóstico precoce de patologias e maior sobrevida da população feminina.

Estiveram presentes durante a assinatura do convênio a prefeito Joãozinho Félix; a secretária de Saúde, Dorilene Vidal; o secretário de Assistência Social e Geração de Renda, Dogival Félix e a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher do SESC, Eliana Mendes.

“Será um trabalho desenvolvido por meio de um convênio entre o Programa de Saúde da Mulher do SESC e a Secretaria Municipal de Saúde, através das diversas Estratégias de Saúde da Família. Serão realizados mais de 200 exames até o mês de janeiro”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

De acordo com a coordenadora Eliana Mandes a unidade móvel dispõe de toda estrutura necessária para  realização dos exames: “O atendimento itinerante conta com estrutura completa para realização dos exames, que serão realizados por profissionais capacitados, onde as mulheres serão orientadas sobre a importância do exame preventivo, como forma de reduzir situações de câncer do colo do útero e de mama”, destacou.

Para o prefeito Joãozinho Félix, a Prefeitura de Campo Maior irá dar as mulheres todas as condições para a prevenção e a realização de exames sem a necessidade de pagar por consultas particulares ou precisar se deslocar até Teresina.