Padre Jonilson foi a 155ª vítima da Covid-19 em Campo Maior; relembre a trajetória do pastor




O padre Jonilson Torres Resende foi a 155ª vítima da Covid-19 em Campo Maior. Ele morreu às 9h40 desta terça-feira (07) no Hospital Prontomed em Teresina, onde permanecia internado desde o fim do mês de outubro para tratar da doença. A morte foi confirmada pela Diocese de Campo Maior, por meio de nota.

Padre Jonilson era administrador paroquial da Catedral de Santo Antônio, desde o dia 20 de junho de 2021, quando foi empossado pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis. A provisão, documento que nomeia um padre para a administração paroquial, dava ao Pe. Jonilson 6 anos de trabalhos a frente da catedral diocesana.

O sacerdote nasceu no dia 21 de agosto de 1974, em Barras. Ele tinha 47 anos de idade e 22 anos de sacerdócio. Foi ordenado padre em 1999 pelo então bispo Dom Abel Alonso Nuñez, tendo assumido a administração paroquial de Nossa Senhora do Desterro, em Castelo do Piauí, sua primeira paróquia. Ocupou vários cargos na Diocese de Campo Maior, dentre os quais reitor do Seminário Diocesano de Campo Maior, Dom Abel Alonso Nuñez, cargo que ocupou desde o dia 27 de novembro de 2019.

“Comunicamos com pesar o falecimento do Padre Jonilson Torres Resende, vítima de complicações ocasionadas por sequelas da Covid-19. Ele faleceu na manhã desta terça (07), em um leito de UTI, em Teresina-PI. Padre Jonilson era Pároco da Catedral de Santo Antônio, Vigário Geral da Diocese de Campo Maior e por muitos anos colaborou no ICESPI como professor. Roguemos a Deus para que lhe acolha em sua infinita bondade.”, disse a Diocese de Campo Maior, por meio de nota.

A nota de falecimento também exalta as virtudes do Padre Jonilson Torres: “Um padre convicto e corajoso, cheio de bravura e dotado de um espírito instigador. Seu testemunho de doação à Igreja inspire os corações ao seguimento a esse mesmo Cristo, Bom Pastor”, diz trecho da nota assinada pelo chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco José do Nascimento.

O prefeito Joãozinho Félix lamentou a morte do padre Jonilson nas redes sociais: “É com mais profundo pesar que lamento o falecimento do Padre Jonilson Torres Resende, na manhã de hoje. Muito querido pela cidade, ele era pároco da catedral de Santo Antonio e ex-reitor do Seminário Diocesano Dom Abel. Sem dúvidas, uma enorme perda para Campo Maior. Manifesto meus sentimentos a todos os familiares, amigos e fiéis.”, escreveu.

O velório acontecerá na Igreja Catedral de Santo Antonio em Campo Maior, com celebração às 17h, presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco de Assis. Em seguida haverá cortejo fúnebre até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barras, onde o corpo do padre Jonilson será velado. Haverá celebração exequial às 8h do dia 08 de dezembro, solenidade de Nossa Senhora da Conceição e padroeira de Barras, e, em seguida, sepultamento.

 

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]