Campo Maior aplicou quase 60 mil doses contra a Covid-19 em pouco mais de 9 meses

Facapi

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já aplicou quase 60 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Desde o dia 19 de janeiro, quando iniciou o Plano Nacional de Imunização (PNI) no município, 59.803 doses foram aplicadas.

Em média, as equipes de saúde do município aplicam 200 doses por dia. A vacinação em massa se reflete nas estatísticas positivas, com a diminuição considerável da taxa de infecção e do número de óbitos. Além disso, dos 12 leitos disponíveis no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), apenas um está ocupado, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira.

34.839 pessoas receberam ao menos uma dose, o equivalente a 74,39% da população. 22.756 pessoas receberam as duas doses e 790 a vacina de dose única. O percentual de imunização completa chegou a 50,28%.  Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 68.219 doses do Ministério da Saúde. 1.418 pessoas receberam a dose de reforço, o equivalente a 3,03% da população.
Atualmente, o município segue administrando a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, dividos por Unidades Básicas de Saúde. Também segue com o calendário de segunda dose normalmente e já iniciou a aplicação da terceira dose (reforço) em idosos com mais de 70 anos.
Para a secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, todos esses resultados só foram alcançados graças ao empenho dos profissionais envolvidos e a conscientização da população: “A avaliação é positiva. Parabenizo a todas as equipes envolvidas e a conscientização de todos em cuidar de si, dos outros, e em acreditar que as vacinas são seguras e salvam vidas”, disse.