Campanha Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde do homem

Facapi

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), atividades alusivas à campanha Novembro Azul, intensificando as ações de saúde voltadas aos homens com foco no combate e prevenção ao câncer de próstata. Além disso, houve oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis.

Estiveram presentes o prefeito Joãozinho Félix; a secretária de Saúde, Dorilene Vidal; a supervisora da Saúde do Homem, enf. Antônia Pereira Soares; o coordenador de Endemias, Raimundo Barros; o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa e o secretário de Assistência Social e Geração de Renda, Dogival Félix, dentre outras autoridades.

“O Novembro Azul é uma campanha importante para a população. O câncer de próstata ainda é considerado tabu entre homens e o preconceito continua sendo um obstáculo para a prevenção dessa doença, que mata milhares de homens todos os anos no Brasil. Se o tratamento começar na fase inicial, as chances de recuperação são maiores”, explicou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

O prefeito Joãozinho Félix reforçou os cuidados que os homem devem ter com a saúde: “Estamos fazendo um chamamento para que venham se cuidar. Expandimos a abrangência da campanha por entender que muitas internações e óbitos podem ser evitados a partir da detecção de algumas situações de risco. No caso do câncer de próstata, é importante alertar que, quanto mais cedo for identificado, maiores as possibilidades de cura”, destacou.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).