Policiais militares de São Paulo são proibidos de postar vídeos em redes sociais

Polícia Militar




Os Policiais militares de São Paulo não poderão mais compartilhar em suas redes sociais, ou em aplicativos de mensagens, imagens de armas, fardas, viaturas ou equipamentos policiais. A PM de SP também proibiu a divulgação de operações da corporação.

Essas proibições foram determinadas pelo comandante-geral da PM de SP, Fernando Alencar Medeiros, publicadas em Diário Oficial na última quarta-feira (29/12). Até então, não havia normas internas que regulassem o uso de redes sociais e de aplicativos de mensagens por servidores da PM.

Policiais militares de São Paulo são proibidos de postar vídeos em redes sociais
Policiais militares de São Paulo são proibidos de postar vídeos em redes sociais. (Imagem: Reprodução)

A nova regra cita, como fundamentação, a Constituição Federal, o Código Penal, o Código Penal Militar, a Lei de Improbidade Administrativa, a Lei de Acesso à Informação, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar e o Código de Ética da Administração Pública Estadual, além de outras normas internas da corporação.

Veja também: UESPI e UFPI devem seguir com o ensino híbrido em 2022

Sem política

Com a norma, ficam proibidas postagens de policiais que não passem antes por análise do setor de comunicação social da polícia. PMs também estão proibidos de fazer comentários de teor político-partidário ou depreciativos às instituições.

A nova limitação imposta a policiais militares foi adotada depois de inúmeros casos de praças e oficiais que se expuseram em redes sociais para propagandear políticos ou expor civis.

A Secretaria de Segurança Pública diz que a nova diretriz foi adotada para preservar a imagem da Polícia Militar como uma instituição de Estado e para preservar a imagem de policiais.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]