Um mergulhador usou as redes sociais para alertar a população sobre a presença do peixe-leão em praias do litoral piauiense. De acordo com vídeo publicado em redes sociais, a espécie já está sendo vista comumente por pescadores na região.
Por volta de 10 horas da manhã fui dar um mergulho para pegar peixes e fazer imagens, mas fui com a intenção de pegar esse peixe aqui que já está predominando aqui no litoral do Piauí e Ceará. Quero avisar pra vocês que já está aqui na Barra Grande, cuidado com o peixe-leão — diz o mergulhador.
Apesar de ser pequeno o peixe é extremamente venenoso em seus 18 espinhos. Caso seja atingindo os principais sintomas são: dor na área afetada, edema no local, fraqueza muscular, náuseas, dor de cabeça, tontura e problemas de respiração.
Ceará registra acidente com espécie invasora
O primeiro acidente envolvendo um peixe-leão no ambiente brasileiro foi registrado no interior do Ceará na última semana. O pescador Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos, pisou no animal e sofreu dores, convulsões e duas paradas cardíacas.
O acidente aconteceu na praia de Bitupitá, em Barroquinha, a 388 km de Fortaleza. O pescador ficou seis dias internado e recebeu alta.
Veja também: Justiça proíbe show de Wesley Safadão em cidade piauiense por conta do valor do cachê
Pela primeira vez foram capturados nove peixes-leões no litoral do Ceará e do Piauí, inclusive nas unidades de conservação do Parque Nacional de Jericoacoara e do Delta do Parnaíba. O professor e pesquisador do laboratório Marcelo Soares, que coordenou a expedição, comenta o significado da descoberta no Nordeste.
Para Marcelo Soares, o acidente com o pescador na praia de Bitupitá mostra que o peixe-leão já está invadindo o meio ambiente brasileiro.
Fonte: Agência Brasil
Leave a Reply