O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Economia, caso o petista Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito em outubro de 2022. As informações são do blog da Andreia Sadi do G1.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Lula “não tem compromisso de botar um economista” para comandar a Economia caso seja eleito em outubro e confirmou a ideia que circula sobre a indicação ser de um nome político.
Lula tem evitado encontros sobre economia e frequentemente envia Wellington Dias como porta voz, além de outros nomes. Ademais, o Ex- governador tem participado ativamente de encontros com empresários apoiadores do partido.
Ao ser questionado sobre a possível indicação a ministro da Economia o ex-governador do Piauí, brincou: “Eu sou católico, acho mais tranquilo ser ministro da eucaristia – mas, falando sério, ainda não discutimos nomes nem composição de governo“. Wellington Dias disse ainda que o PT vai começar a montar grupos de trabalho para discutir temas por setor, como a economia.
O partido ainda não definiu um nome preferencial, e além de Dias empresários têm ouvido de petistas os nomes de ex-governadores como Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), Jaques Wagner (Bahia). O ex-senador Jorge Viana (AC) também é citado.
Veja também: “Eu mudei, Alckmin mudou”, diz Lula ao justificar aliança
O ex-minstro da fazenda Guido Mantega afirmou que o PT, caso Lula seja eleito, fará um “governo de centro” e aposta na criação de um programa de investimentos públicos, na ampliação do Bolsa Família – programa substituído, na gestão Bolsonaro, pelo Auxílio Brasil – e em mudança de pontos da reforma trabalhista, embora tenha defendido mudança na legislação atual, que é dos anos 40.
Fonte: Portal R10
Leave a Reply