O Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí emitiu uma nota em sua página do Instagram defendendo a redução do ICMS sobre a gasolina no Estado. Na nota, o sindicato parabeniza os estados de São Paulo e de Goiás, primeiros a reduzirem a alíquota após a aprovação da lei complementar 194/2022, que limita a cobrança de ICMS sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
O sindicato argumenta que a medida reduziria o preço dos combustíveis, que a queda dos preços nas bombas é fruto da redução de tributos federais (PIS/Cofins e Cide) e que, com isso, o Governo Federal está fazendo a sua parte para minimizar os preços dos combustíveis e as pressões inflacionárias ao consumidor, cabendo agora aos demais assumirem as suas.
Veja também: Governadora Regina Sousa ainda não reduziu ICMS da gasolina
Por outro lado, a Governadora do Piauí, Regina Sousa, mostra-se arredia à medida. A gestora aguarda uma posição do Ministro Gilmar Mendes, já que a questão foi judicializada, e já afirmou em entrevistas, como publicado numa matéria no site da TV Cidade Verde, que não acredita na alteração da lei proposta pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, que prevê compensação financeira aos estados.
Leave a Reply