O grupo Junina Explode Coração divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota de repúdio contra a organização do evento Cidade Junina, que desclassificou a quadrilha do 28º de Festival de Quadrilhas Juninas nesta quarta-feira (13). A organização afirmou que o grupo foi eliminado após realizar manifestações políticas contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a publicação, o grupo foi desclassificado por falar as frases “Ele Não” e “Fora Bolsonaro” durante sua apresentação. O evento, entretanto, se posicionou explicando que consta no regulamento da competição, no Art. 20, que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.
Veja também: Golpe do PIX está cada vez mais frequente no estado do Piauí
Ao A10+, Tássio Lima, diretor da Junina Explode Coração, relatou que o sentimento é de impotência e desrespeito após a eliminação. Ele relatou que a quadrilha não fez campanha direta para nenhum candidato. O membro do grupo criticou a organização do evento.
O sentimento é de impotência e de desrespeito. Em que sentido? A ditadura ela morreu lá atrás. Só que a gente ainda hoje no meio cultural vive as censuras que existiam na década de 80. Hoje no meio cultural é inadmissível ter instituições e grupos que se beneficiam da cultura censurando a própria cultura. Não fizemos uma propaganda eleitoral, nós não dizemos vote em Lula 13, vote em Ciro 12. Nós fizemos uma manifestação política que é uma coisa totalmente diferente de políticas partidárias. Totalmente diferente – declarou.
Lima pontuou ainda que pretende recorrer da decisão, e possivelmente, entrará com uma ação na justiça contra a direção do Cidade Junina.
Vamos recorrer sim. Não fomos punidos por descumprir o regulamento? A nossa junta jurídica está se preparando para entrar com uma ação contra o festival. O primeiro pedindo a revogação da nossa classificação porque nós perdemos a chance de concorrer a vaga para a grande final e segundo, caso não sejamos atendidos, vamos para a justiça – narrou.
Veja o vídeo publicado pelo Portal A10+:
Ainda em nota, o grupo junino explanou que a Constituição Federal do Brasil garante que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença” e que em seu regulamento “desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação”.
Em seu posicionamento o evento Cidade Junina falou que o regulamento onde constava a condição estava disponível no site do evento e que também foi entregue para todos os grupos classificados. Segundo o Cidade Junina, a “responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas”.
Fonte: Portal A10+
Leave a Reply