Palco de Altos-PI x Flamengo-RJ, Albertão foi cenário de tragédia no dia de sua inauguração




Local escolhido para sediar o confronto entre Altos-PI e Flamengo-RJ pela Copa do Brasil, o Estádio Governador Alberto Tavares Filho, o “Albertão”, foi palco de uma tragédia em 26 de agosto de 1973, o dia de sua inauguração. O cronômetro marcava por volta dos 25 minutos do primeiro tempo do jogo entre Tiradentes-PI e Fluminense-RJ quando um tumulto acabou por vitimar cerca de oito pessoas (dado não oficial).

O Albertão, no fatídico dia, recebeu cerca 30 mil pessoas, entre elas autoridades como o então governador Alberto Tavares, de quem o estádio tomava nome. Vieram torcedores dos quatro cantos do Piauí e também de outros estados.

Por volta de 25 minutos do primeiro tempo, um avião que sobrevoava o estádio causou uma sensação de tremor nas instalações do mesmo. Nesse momento, um torcedor, notando a vibração, gritou: “O estádio está caindo”.

Os dizeres deste torcedor, que nunca foi identificado, causou uma enorme correria entre os demais presentes, que, na tentativa de sair do estádio, acabaram ocasionando o rompimento de barras de proteção e caindo em fossos de quase três metros de altura.

“Foi uma loucura aquela multidão correndo para todos os lados, se pisoteando. Os que estavam em nível mais baixo, separados do fosso apenas por uma grade metálica, foram pressionados pela avalanche humana, arrebentando a grade e caindo no fosso com profundidade de três metros”, disse Reinaldo Coutinho, testemunha ocular do acontecimento.

O jogo precisou ser interrompido imediatamente para que um enorme contingente de profissionais da saúde da capital piauiense e até mesmo jogadores pudessem prestar auxílio às centenas de pessoas feridas, que, em sua maioria, foram encaminhadas ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), à CASAMATER e ao SAMDU.

Até hoje, não há números exatos da quantidade de feridos e de vítimas fatais do incidente, muito em virtude da tentativa de minimizar a gravidade situação por parte das autoridades do vigente regime militar da época, que evitavam a divulgação de notícias que pudessem lhes atingir negativamente.

Albertão tem liberação para receber pouco mais de 13 mil torcedores

O estádio Albertão, em Teresina, foi o escolhido pelo Altos para receber o Flamengo no jogo da terceira fase da Copa do Brasil. Atualmente, o local tem liberação para receber somente 13.500 torcedores, o equivalente a aproximadamente 1/3 dos seus 40 mil lugares de capacidade.

As restrições no maior palco futebolístico do Piauí foram determinadas por um laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros no final de fevereiro.

O presidente do Altos, entretanto, informou que tentará obter liberação de, pelo menos, 20.000 lugares para a partida contra o Rubro-Negro carioca, detentor da maior torcida do mundo.

Com informações de: Portal Piracuruca e Nilo Dias Repórter

 

 

 

 

 

 

 


 

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]