Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí viajou nessa quarta-feira (20) para São Miguel do Tapuio, a 220 km de Teresina, para coletar exames dos dois pacientes com suspeita de sarampo, trata-se de uma criança de 2 anos e um adulto.
Em 2019, o estado chegou a registrar três casos e o país viveu um surto de sarampo.
A gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, foi convidada para integrar a equipe. Ao g1, ela revelou que os dois pacientes foram liberados do isolamento e estão bem de saúde.
“Foram colhidas amostras dos pacientes. A primeira parte do exame será feita pelo Laboratório Central aqui e a outra encaminhada para análise da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado demora três dias, porém pela demanda, vamos aguardar em torno de uma semana.
Segundo Amparo Salmito, a creche onde a criança estuda foi autorizada a retomar com o funcionamento. Os dois pacientes com suspeita de sarampo vieram recentemente de São Paulo, onde há casos confirmados da doença.
Conforme a família, a criança apresentou tosse, coriza e lesões na pele ainda em 18 de março. O hospital foi procurado no dia 1º de abril, onde já foi identificada a suspeita de sarampo. Ela estava com o esquema vacinal completo.
FONTE: G1 PI
Leave a Reply