Equipe da Sesapi viaja até São Miguel do Tapuio para coletar exames de pacientes com suspeita de sarampo




Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí viajou nessa quarta-feira (20) para São Miguel do Tapuio, a 220 km de Teresina, para coletar exames dos dois pacientes com suspeita de sarampo, trata-se de uma criança de 2 anos e um adulto.

Em 2019, o estado chegou a registrar três casos e o país viveu um surto de sarampo.

A gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, foi convidada para integrar a equipe. Ao g1, ela revelou que os dois pacientes foram liberados do isolamento e estão bem de saúde.

“Foram colhidas amostras dos pacientes. A primeira parte do exame será feita pelo Laboratório Central aqui e a outra encaminhada para análise da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado demora três dias, porém pela demanda, vamos aguardar em torno de uma semana.

Segundo Amparo Salmito, a creche onde a criança estuda foi autorizada a retomar com o funcionamento. Os dois pacientes com suspeita de sarampo vieram recentemente de São Paulo, onde há casos confirmados da doença.

Conforme a família, a criança apresentou tosse, coriza e lesões na pele ainda em 18 de março. O hospital foi procurado no dia 1º de abril, onde já foi identificada a suspeita de sarampo. Ela estava com o esquema vacinal completo.

FONTE: G1 PI


 

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]