De acordo com medições do Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), Campo Maior acumulou até esta quinta-feira (19 de janeiro), um total de 75,64 mm de chuva. O acumulado representa apenas 30% do volume de chuva esperado para o mês de janeiro, que tem uma média pluviométrica de 250 mm.
A meteorologia prevê ocorrências de chuvas fortes dada a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que intensifica a formação de nuvens de chuva durante esta época do ano e que é responsável pela maior parte das precipitações no norte piauiense.
Para os próximos dias a previsão é de pancadas de chuvas que podem ser fortes e acompanhadas de ventos, trovoadas e descargas elétricas. Os volumes de chuva podem chegar aos 40 mm, mas as pancadas devem ocorrer de forma isolada, isso significa que pode chover em alguns pontos e outros não.
Para esta quinta-feira (19), os termômetros devem oscilar entre 22º e 29º e as maiores chances para chuva acontecem entre a tarde e a noite. O tempo deve permanecer encoberta, mas não se descarta aberturas de sol durante o dia.
Com informações do Cemadem e do Instituto Climatempo
Leave a Reply