Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra




A Câmara Municipal de Campo Maior realizou, na noite desta quarta-feira (30/11), sessão solene em homenagem ao Dia Consciência Negra celebrado em 20 de novembro. A iniciativa da homenagem foi proposta pela vereadora Mizarléia Almeida.

A Sessão foi presidida pelo vereador Sena Rosa, que abriu a sessão reforçando o significado da data da Consciência Negra, movimento iniciado há mais de 50 anos pelo grupo Palmares, que recuperou o legado histórico de Zumbi, como forma de ressignificar a presença da população negra nos diferentes espaços do país.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Joares Cavalcante, do gerente estadual de combate a intolerância, Pai Flávio de Ogum e do representante da OAB, o advogado Geovane Alves.

Em sua fala o secretário Joares Cavalcante disse que, ainda existe o preconceito racial e no Dia da Consciência Negra o melhor que se faz é uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

A vereadora,Mizarléia Almeida, destacou que, por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidade para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a trilhar.

O presidente da Câmara, vereador Sena Rosa, juntamente com a vereadora Mizarléia Almeida, são os autores do Projeto de Lei 011/2022, sancionado em maio desse ano pelo prefeito Joãozinho Félix, que dispõe sobre a crianção da Semana da Cultura Negra no município.

Com a Lei, a organização da Semana Campomaiorense da Cultura Afro-brasileira, passa a compor o calendário oficial de eventos culturais do município.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]