Começou o BR-OBRÓ do Piauí, termo popularmente usado para designar o período mais quente e seco do ano (setembro a dezembro). De acordo com a meteorologia, os termômetros poderão registrar temperaturas próximas ou superiores a 40º já nesse início de setembro em Campo Maior.
O mês de agosto também registrou temperaturas elevadas. O dia 30 de agosto foi considerado, até agora, o mais quente do ano com temperatura máxima de 37, 1º, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI)
A menor umidade relativa do ar foi registrada foi de 18%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é entre 40% e 60%.
Também não houve registro de precipitações no mês de agosto. A última chuva significativa registrada foi no dia 31 de julho, com 23 mm. Em todo o ano, Campo Maior já registrou mais de 1.400 mm, volume considerado acima da média.
Especialistas recomendam cuidados com a saúde durante os próximos meses, especialmente nos horários mais quentes do dia. Crianças e idosos precisam de atenção redobrada. A orientação é hidratação excessiva, evitar exposição ao sol e umidificar ambientes.
Leave a Reply