A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retoma as aulas presenciais nesta segunda-feira (20). O retorno acontece após dois anos de suspensão das aulas na instituição devido a pandemia da covid-19. Para alunos e funcionários da instituição será exigido o uso de máscaras, além de apresentação do comprovante vacinal atualizado e higienização das mãos.
Na última semana, o Comitê Gestor de Crise atualizou as medidas de segurança contra a covid-19. O período 2022.1 será retomado com as exigências abaixo:
- Uso obrigatório da máscara em todos os setores da UFPI, tanto administrativos quanto pedagógicos
- Uso de outros EPIs na realização de aulas práticas sob a supervisão das coordenações dos respectivos cursos, em consonância com os docentes de disciplinas
- Apresentação do comprovante vacinal, que deve estar atualizado de acordo com as normas nacionais de
- Biossegurança e faixa etária, bem como ciclo de dose de reforço
- Higiene pessoal e, em especial, das mãos em todos setores da Instituição
- Procedimento a ser adotado em casos de servidores e alunos que não apresentem o comprovante vacinal ou testagem negativa para COVID-19 a cada 72h, serão definidos pela Administração Superior em consonância com a Procuradoria Federal junto a UFPI.
- Pessoas doentes que estejam impossibilitadas de trabalhar devem apresentar seus atestados à chefia imediata, que, em comum acordo com a perícia médica, fará avaliação geral; pessoas com Covid-19 seguem os mesmos procedimentos que estão no protocolo aprovado e em vigor; em casos de novas infecções, os procedimentos serão adotados conforme normas estabelecidas pela OMS e MS
Restaurantes universitário
Nos Restaurantes Universitários (RUs), da capital e do interior, a expectativa é de que seja atendido 100% da demanda usuais pelo serviço. Será mantido o valor cobrado pelas refeições de antes da pandemia: R$ 0,80 para alunos, e R$ 7 para servidores e colaboradores terceirizados. Visitantes autorizados também se alimentam no RU, com autorização.
Serão mantidas as sinalizações nas filas, as divisórias de acrílico que demarcam a separação entre os usuários nas mesas, bem como o uso de máscaras e a exigência do cartão de vacinação. Além disso, a coordenadora dos RUs, Sueli Teixeira, reforça que os cuidados de higiene serão mantidos. “Temos um controle rígido com a sanitização do ambiente, de modo a garantir a saúde de todos”, destaca.
Veja também: UFPI quer comprovante de vacinação no ato da matrícula de alunos
Para reestabelecer a capacidade do serviço de alimentação em 100%, o horário de atendimento para a refeição de maior demanda (almoço) continuará estendido até às 14h no RU Central e RU2 no Campus de Teresina. Nos campi fora da sede, o atendimento segue como antes, dada a menor demanda pelos serviços e às peculiaridades de cada campus.
Fonte: Portal A10+
Leave a Reply