Campo Maior registou na noite deste sábado (01) um dos maiores volumes de chuvas deste ano. Com mais de 10 horas de precipitação ininterruptas, as águas das chuvas fizeram rios, lagos e açudes atingirem níveis de alerta, principalmente em áreas da zona rural.
Na grande região da Comunidade Tatu, um trecho da estrada teve seu acesso temporariamente bloqueado. A forte enxurrada no riacho Canoas fez cortar um trecho da estrada que liga a PI- 114. – “Um dos trechos da estrada próximo ao riacho canoas não suportou a pressão da agua que fez cortar a estrada. O que rompeu foi a estrada, em um ponto distinto ao pontilhão construído pela prefeitura. É mentira quando dizem que a água levou os bueiros”, disse o Secretário de Infraestrutra Neto dos Corredores ao “De Olho”.
Neto revelou ainda que o trecho danificado já recebeu os reparos e que devido a construção do pontilhão sobre o riacho canoas, as famílias já estão trafegando normalmente – “Logo cedo pela manhã a prefeitura deslocou homens para fazer a correção do solo danificado pelas chuvas. Foi um serviço rápido e que possibilitou a passagem normal pelo trecho. A rapidez na liberação da via só aconteceu graças a obra do pontilhão que permite a passagem natural do fluxo da água” – contou o secretário.
ESTRADA DE COIVARAS CORTOU
Um dos trecho também afetados pelos fortes chuvas foi a PI-215 que liga Campo Maior a Coivaras. O pontilhão feito na inacabada obra do governo estado cortou a principal via de acesso entre as cidades deixando a estrada bloqueada por várias horas. O trecho danificado, diferente do que aconteceu na Comunidade Tatu, afetou diretamente os bueiros construídos na estrada.
DEFESA CIVIL DE PRONTIDÃO
De acordo com INMET teve pontos onde Campo Maior registou cerca de 100 mm de chuvas. Com os fortes volumes de água, a defesa civil municipal está monitorando os principais rios e riachos que cortam a cidade.
Na Comunidade Passagem da Negra, o Rio Longá atingiu sua capacidade máxima e começa a transbordar. Agua já chega próximo as residências e medidas de prevenção já estão sendo trabalhadas juntos aos moradores – “ O nível do rio está bem Alto. Água já chega bem perto de uma das casas, mas o morador se recusou a receber abrigo”, disse brigatista Alan Cardoso.
A defesa civil também monitora os riachos Caianas, Canudos, Pintadas, Rio Surubim (Barragem) e Jenipapo – ” Nesses pontos não há muita preocupação, até então. Os níveis estão estáveis”, contou Alan.
A previsão é de mais chuvas fortes para os próximos dias em todo Piauí.
Leave a Reply