Dois vereadores repercutiram na web após participarem de assembléia para o aumento dos próprios salários em quase 6%.
A situação aconteceu com os parlamentares do município de Jataízinho, localizada no Paraná. No decorrer da sessão legislativa, todos os parlamentares estavam votando no aumento do salário de servidores, parlamentares e principalmente prefeito e vice.
O texto foi aprovado com o voto favorável realizado por chamada de vídeo de dois vereadores que estavam na praia conversando com terceiros.
A votação, realizada por chamada de vídeo, mostra os dois vereadores sentados abaixo de um guarda-sol da praia de Balneário Camboriú (SC). Enquanto todos os outros vereadores estavam presencialmente decidindo o reajuste de salário dos servidores fixos e comissionados, além do pagamento que já é oferecido aos vereadores, prefeito e vice-prefeito da cidade.
O aumento foi sancionado pelo próprio prefeito Wilson Fernandes (PDT), com um reajuste de 5,93% para todos os vereadores, que vão receber R$ 5.470,28. O ajuste é um pouco maior do que a própria inflação de 2022, que foi de 5,79%, segundo o IPCA. Presidente da Câmara receberá R$ 7.079,19.
Veja também: “País está saindo das trevas”, diz Lula
Após a votação do reajuste do salário, a reunião continuou, porém, com outro assunto enquanto estavam na praia estavam tentando participar de outras discussões que estavam ocorrendo presencialmente na câmara.
Segundo uma emissora local, não há nada de irregularidade, pois desde 2020 que podem participar de reuniões remotamente devido à pandemia de covid-19.
Já o vereador Antônio Brandão relatou que não houve nenhuma regularidade, apesar de a votação ter sido por chamada de vídeo, enquanto os vereadores estavam curtindo o dia na praia.
“Eu e o vereador Bruno participamos dessa maneira para cumprir com nosso dever, ainda mais porque discutimos projetos importantes. Não há nenhuma ilegalidade nisso”.
Leave a Reply