O Ministério da Saúde divulgou nessa quinta-feira (25) que está ampliando a vacinação contra a dengue para mais seis estados e 625 municípios do Brasil, dentre eles, 31 são piauienses, incluindo Teresina. Esta já é a quarta remessa de doses de vacina que foi iniciada a aplicação no país. De início, o Piauí não tinha nenhum município incluído dentre os prioritários para poder receber a imunização, devido à adoção de critérios relativos à incidência da doença. Recentemente, por causa da ampliação da imunização, foram incluídos os 31 municípios do território Entre-Rios, que é onde está a capital Teresina.
O secretário de Saúde do Piauí, disse que são 21 mil doses que estão chegando nesta sexta-feira (26) aos municípios piauienses e que a campanha de imunização tem o objetivo de reduzir, futuramente, a incidência dos casos de dengue em todo o Brasil.
É uma boa notícia, vai reduzir de sobremaneira a infestação de dengue. Perceba que essa vacina tem um tempo de maturação depois de aplicada para dar o efeito de imunização, que é em torno de três meses, então a gente espera que até o final do ano cheguem mais vacinas para aplicar em outras pessoas, em outras regiões, para que no ano que vem, não tenhamos nenhuma crise de dengue no Brasil.
Confira abaixo a lista dos municípios que serão contemplados com as vacinas:
- Teresina
- José de Freitas
- Amarante
- Curralinhos
- Altos
- Beneditinos
- União
- Alto Longá
- Miguel Alves
- São Gonçalo do Piauí
- Palmeirais
- São Pedro do Piauí
- Água Branca
- Monsenhor Gil
- Angical do Piauí
- Lagoa Alegre
- Nazária
- Coivaras
- Regeneração
- Demerval Lobão
- Lagoinha do Piauí
- Agricolândia
- Miguel Leão
- Barro Duro
- Olho D’Água do Piauí
- Pau D’Arco do Piauí
- Passagem Franca do Piauí
- Santo Antônio dos Milagres
- Jardim do Mulato
Veja também: Alepi chama atenção após contratar buffet por mais de R$ 6 milhões
O secretário revelou que cada município irá organizar dentro da sua estratégia a campanha de imunização para o público alvo. “Os municípios têm experiência nessa aplicação, vão criar um cronograma pra essa aplicação, nos seus locais que são experientes nisso”, disse.
A campanha de vacinação é voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, faixa etária que se concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Leave a Reply