O jovem Thiago Mayson Barbosa, condenado pelo estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, foi oficialmente expulso do curso de Pós-Graduação em Matemática de Universidade Federal do Piauí (UFPI). A decisão foi assinada pelo reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro de 2024, mas só foi publicada no Diário Oficial da instituição em 21 de novembro, quase dois anos após o crime cruel.
O desligamento foi resultado de um processo administrativo que foi conduzido pelo Centro de Ciências da Natureza (CCN), unidade acadêmica à qual o acusado estava vinculado.
Janaína Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e assassinada dentro de uma sala de estudos da UFPI, durante uma calourada, em janeiro de 2023. O crime chocou a comunidade acadêmica e mobilizou movimentos sociais e entidades estudantis. Em setembro de 2023, o acusado foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão pelos crimes de estupro e homicídio qualificado.
Veja também: Vídeo: Homem é flagrado tentando sequestrar criança na rua em plena luz do dia
O acadêmico estrupo a vítima desacordada e, após matá-la, ele a violentou novamente, configurando vilipêndio de cadáver.
As investigações revelaram que no celular do acusado havia gravações feitas por ele, que registravam tanto o estupro como o vilipêndio. “O material encontrado no celular de Thiago possuía imagens de Janaína com sangue nas partes íntimas e nas mãos do acusado”, relatou a delegada na época.
Fonte: 180 Graus
Leave a Reply