O avanço da tecnologia vem trazendo diversos golpes virtuais que estão se tornando cada vez mais frequentes. Apenas em 2023 em Teresina, foram registrados mais de 500 boletins de ocorrência na Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), que tem a responsabilidade de investigar todas essas práticas criminosas.
Para poder praticar o golpe e enganar as vítimas, os suspeitos requerem o uso de perfil fake com fotos que são roubadas das redes sociais e enviam mensagens solicitando dinheiro por meio de depósitos bancários ou pix.
O delegado Humberto Macola explica como esses tipos de pessoas fazem para roubar as informações das vítimas ou enganar essas pessoas.
O criminoso se apossa da conta da vítima através da falha na verificação de duas etapas, através da engenharia social ele entra em contato com a vítima se passando por uma empresa de fiscalização ou empresa bancária pedindo o número de verificação que chegou no SMS da vítima – esclarece.
Veja também: Homem com machado invade creche e mata quatro crianças em Santa Catarina
Ele ainda informa todas as providências que as vítimas devem realizar caso caiam nesses golpes virtuais.
A primeira providência é você registrar um boletim de ocorrência, até para você se prevenir se utilizarem seus dados de forma indevida e você pode alegar que fez um boletim de ocorrência e explicar o ocorrido. A partir desse boletim de ocorrência, nós vamos passar a investigar, entrar em contato com a empresa bancária que é vinculada a vítima, informar o que aconteceu, e se for o caso, entrar com uma ação de indenização por danos morais, materiais e buscar a parte criminal com a gente da delegacia – ressalta.
Leave a Reply