A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que aguarda nota técnica do Ministério da Saúde que vai orienta como será o uso da vacina Coronavac em crianças a partir dos 6 anos. Ontem a Anvisa aprovou o uso do imunizante contra a Covid-19 para o público entre 6 e 17 anos.
O governador Wellington Dias, que é presidente do Fórum de Governadores do Brasil disse que encaminhou ao Ministério da Saúde o pedido de inclusão do imunizante ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e que recebeu uma resposta positiva do órgão federal.
“Ontem mesmo tratamos com o secretário executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, que informou que hoje já estará colocando no Plano Nacional de Imunização a vacina Coronavac, que significa a compra da vacina para a aplicação em todo Brasil. O objetivo é que a gente tenha o uso tanto da Pfizer como da Coronavac a essa faixa, abaixo de 18 anos em todo Brasil, garantindo a imunização mais acelerada também de crianças e adolescentes”, destacou Wellington Dias.
VEJA TAMBÉM | Mais de 2.000 crianças já foram vacinadas contra a Covid-19 no Piauí
No Piauí, a Sesapi aguarda uma nota técnica do Ministério da Saúde para começar a distribuir as doses de Coronavac, que já possui, para aplicação neste público e a chegada de novas doses.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais no Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, destacou que somente depois de uma discussão entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
“Somente depois dessa discussão é que há a liberação do uso e a nota técnica”, afirmou Leopoldina informando que há uma reunião agendada para terça-feira (25).
A mesma informação foi dada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que também aguarda definição nacional.
FONTE: G1 PI
Leave a Reply