Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou nesta segunda-feira 23/9, uma palestra ministrada pela psicóloga Lia Melo, destacando a conscientização sobre a prevenção do suicídio nas escolas.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria José, que na oportunidade, participou de uma dinâmica que mostra o guarda-chuva como símbolo, que se justifica pelo significado do objeto: acolher, proteger e cuidar.
Simbolicamente, sabe-se que o guarda-chuva é um objeto de proteção, amarelo porque simboliza o mês de setembro e a cor da campanha, com girassóis, pois a lógica é de que são flores que se voltam para o sol em dias de forte intensidade e calor. Contudo, em dias nublados ou chuvosos, estas flores sabiamente se voltam umas para as outras, no intuito de se protegerem e se ampararem entre si.
Desta maneira, relacionando os girassóis com a vida das pessoas, todos tem dias tranqüilos, amenos, que como os girassóis, estão abertos à vida, olhando para o alto em velocidade e ação plena. Em outros dias, independente de qualquer condição, as pessoas podem ter sentimentos densos de descontentamento, pensamentos estranhos de desistência. Neste momento, deve-se agir como os girassóis, voltar-se para as pessoas ao seu redor, e se necessário pedir ajuda e conversar, quem sabe assim o sol pode voltar a surgir.
Leave a Reply