O rio Poti superou a cota de alerta em Teresina nas primeiras horas desta segunda-feira (07). De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível atual na estação Fazenda Cantinho é de 9,09 metros, 90 centímetros acima da cota de alerta.
O aumento do nível é explicado pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias, principalmente em municípios da região Norte do Piauí, o que acabou contribuindo para o aumento das águas
“A gente observou, nesse último final de semana, um aumento muito grande das chuvas nessa região mais ao norte do estado do Piauí, principalmente na bacia de contribuição do rio Poti. Isso fez com que ele se elevasse mais de 6,50 metros, com tendência de continuar subindo nas próximas horas”, explicou o engenheiro Roberto Fernandes, da CPRM.
VEJA TAMBÉM | Campo Maior não registra novos casos de Covid-19 há nove dias
Ainda segundo o monitoramento, a tendência é que o nível das águas do Poti continue a subir em Teresina, uma vez que a previsão é de mais chuvas nos próximos dias.
“Há o risco, efetivamente, da gente ter algum problema no Poti nos próximos dias, porque a previsão de chuvas muita intensa continua”, destacou.
O aumento do nível do nível do rio Poti acabou alagando parte da estrutura do recém inaugurado Parque da Criança, na zona Leste de Teresina. A área do píer do parque acabou ficando isolada após o acesso ficar completamente alagado.
Em outros pontos da capital também já há registros de problemas ocasionados pelo aumento das águas do rio.
FONTE: Cidade Verde
Leave a Reply