Professores da rede estadual de ensino do Piauí decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia-geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI) nessa quarta-feira (19), em Teresina. A principal reivindicação da categoria é o pagamento do piso nacional do magistério de forma linear e na carreira.

Além da atualização salarial, o sindicato cobra a revisão do desconto previdenciário dos aposentados e a valorização dos profissionais da educação, tanto ativos quanto inativos. Segundo a presidente do Sinte-PI, Paulina Almeida, a greve representa uma resposta ao que os professores consideram um processo de desvalorização da categoria.
Durante a assembleia, também foi aprovada uma agenda de mobilização, incluindo manifestações em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ações nas escolas de todo o estado para ampliar a adesão ao movimento. Até o momento, não há um levantamento oficial sobre o número de professores que irão aderir à paralisação.
Veja também: UFPI divulga concurso publico com 16 vagas e salários de até R$ 4.875,18
A Seduc ainda não se pronunciou sobre a decisão da categoria. O sindicato afirma que apresentou uma proposta de Plano de Carreira ao governo estadual, mas ainda não recebeu uma contraproposta.
Fonte: Revista AZ
Leave a Reply