Os preços da carne devem continuar em alta no próximo ano. Segundo Alexandre Maluf, economista da XP investimentos, a estimativa é que o valor da carne encerrará o ano com aumento de 12,5% e que, no próximo ano, chegue a 16,1%.
De acordo com Luís Otávio Legal, economista-chefe da G5 Partners, a seca histórica que está afetando diversas regiões do país agravou a situação. Ele destaca que, devido à queda no preço do boi gordo nos últimos dois anos, fez com que muitos pecuaristas reduzissem seus rebanhos, assim reduzindo a oferta no mercado. Por conta disso, e a desvalorização do real, que favorece a exportação de carne brasileira, impacta o preço final no mercado interno.
Veja também: Piauiense desvia R$ 500 mil da empresa em que trabalhava para jogar no Tigrinho
O cenário para inflação de alimentos em geral tornou-se desafiador para os consumidores. As projeções indicam que a alimentação em casa deve continuar subindo até o fim do ano de 2024: a expectativa é de 1,13% em outubro, 1,08% em novembro e 1,06% em dezembro. A MBA Agro aponta uma estimativa de que a inflação dos alimentos em domicílio feche com alta de 7,6% em 2024.
Leave a Reply