Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias em Picos, o Corpo de Bombeiros alerta para o risco de alagamentos na cidade, que atualmente enfrenta uma situação de calamidade pública devido as recentes enchentes que atingiram a região.
O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, capitão Alisson Rangel, explicou que o solo encharcado aumenta a chance de novos alagamentos em pontos críticos da cidade.
O sistema de monitoramento da Semarh informa que, nos próximos dois dias, podem acontecer mais chuvas. Sabemos que o solo está encharcado, o que aumenta a probabilidade de alagamentos. Contudo, não é possível prever se ocorrerá uma enxurrada como a registrada anteriormente, pois o volume exato de chuvas ainda é incerto e estamos trabalhando na desobstrução dos riachos para que a água escoe até o rio Guaribas, e isso será determinante para evitar maiores problemas — reforçou o comandante em entrevista ao Notícia da Manhã.
O capitão também reforçou a importância de a população seguir as orientações da Defesa Civil, priorizando a segurança.
Dada a possibilidade de mais chuvas, a prioridade é preservar vidas. A população deve atender aos alertas da Defesa Civil e sair de suas casas caso seja necessário, buscando os abrigos oficiais do município. A Defesa Civil está monitorando a situação, e, em caso de emergências, as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 — finalizou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Picos está sob aviso de chuvas intensas, com alerta amarelo para perigo potencial. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos com velocidades variando entre 40 a 60 km/h.
A Prefeitura de Picos também emitiu um alerta à população, solicitando que os moradores evitem áreas de risco, reforcem a segurança em suas residências e sigam as orientações das autoridades.
Veja também: Passarela da nova ponte sobre o Rio Iguaçu desaba após chuvas intensas em Parnaíba
Calamidade pública
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu no sábado (18), o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no interior do Piauí, castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Agora, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Cerca de 20 mil pessoas foram atingidas.
O Governo do Piauí já havia reconhecido a situação da cidade, onde houve, inclusive, a antecipação do Bolsa Família.
Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional chegou ao Piauí na manhã deste sábado para visitarem bairros destruídos pelo desastre em Picos e municípios próximos e ajudarem no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos.
Fonte: Cidade Verde
Leave a Reply