Os dados da COVID-19 em Teresina referentes à 15ª semana epidemiológica de 2023 (09 a 15 de julho) indicam aumento recente na demanda por testes rápidos em 74% e na positividade dos testes para a doença de zero para 12% em relação à semana anterior. Os dados são do boletim epidemiológico do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina.
Os dados apontam o aumento nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em 64%. Conforme o COE não são registrados óbitos decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2 em residentes em Teresina desde 16 de fevereiro deste ano.
A equipe do COE Teresina reforça a necessidade de notificação de casos e de resultados de exames laboratoriais às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada). Reforça também à população a indicação de atualização do esquema vacinal e de medidas não farmacológicas de proteção aos indivíduos mais vulneráveis, bem como àqueles com indicação de isolamento ou quarentena.
Veja também: Mulher é assassinada após testemunhar tentativa de homicídio em Teresina
Além disso, recomenda a procura por atendimento médico ao surgimento de sintomas, visto que, atualmente, há disponibilidade de medicações antivirais específicas e necessidade de diagnóstico diferencial com outras infecções respiratórias ou mesmo com arboviroses (especialmente a dengue) que poderão demandar medidas terapêutica.
Fonte: FMS
Leave a Reply