A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento de mais oito usinas eólicas no município de Dom Inocêncio, onde está localizado o maior parque de energia eólica em operação na América Latina. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de junho de 2023.
Foram autorizadas usinas para a empresa Oitis Energia Renovável. Cada uma das usinas tem capacidade de gerar 5.500 KW.
No dia 15 de junho, a Aneel já havia autorizado o funcionamento de outra usina de energia eólica também em Dom Inocêncio, mas para a empresa Enel Green Power Ventos de São Roque, com capacidade de gerar 5.700 KW. No mês de maio, a Aneel havia liberado 12 novas usinas.
Em 2022, o Piauí foi o estado brasileiro que mais apresentou crescimento na geração de energia eólica do país, com um aumento de 24,85% a mais do que havia produzido em 2021. É o que aponta o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado no início deste mês.
Veja também: Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Cultura de Campo Maior
Além disso, o Piauí teve um desempenho superior ao crescimento da geração desse tipo de energia no país. De acordo com o levantamento da CCEE, a geração de energia eólica no Brasil cresceu 12,6% no comparativo anual, contra os 24,85% do Piauí. Isto é, o crescimento da geração eólica no Piauí foi o dobro da nacional.
O Piauí ainda foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil. Entre 2021 e 2022, o estado teve um crescimento de 25,7%. O Piauí perdeu apenas para Minas Gerais, que teve um crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.
Fonte: Governo do Piauí
Leave a Reply