O consumo de bebidas alcoólicas tem gerado bastante preocupação em relação à saúde pública no Piauí e na capital piauiense. Segundo dados divulgados pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a sexta edição da publicação revela que o Piauí é o 3° estado com maior taxa de óbitos devido ao consumo de álcool do Brasil, registrando 38,9 mortes por 100 habitantes em 2022.
Esse índice é considerado o mais alto da região Nordeste, o que superou a média nacional de 38,2 óbitos por 100 mil habitantes.
As mortes relacionadas ao álcool no Piauí estão atribuídas a doenças relacionadas ao fígado, transtornos mentais e comportamentais por uso de álcool e casos de agressão, por disparos de arma de fogo. Esses fatores refletem o impacto devido ao consumo de bebidas alcoólicas na saúde e segurança da população.
Na capital piauiense, apresenta uma das maiores frequências de consumo abusivo de álcool entre os homens, com 33% ingerindo álcool 30 dias antes da pesquisa de 2023.
Veja também: Seca já atinge mais de 60% de todo o estado do Piauí, aponta relatório da Agência Nacional de Águas
Um dado que é bastante preocupante é que os adultos que ingerem essas bebidas costumam dirigir logo após. Teresina está em 2° lugar entre os homens, com 23,2% que admitiram realizar esse comportamento arriscado em 2023.
Na pesquisa, é possível observar a desigualdade racial, já que pessoas pretas e pardas são as que morrem frequentemente devido ao álcool do que pessoas brancas.
Leave a Reply