O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados recentes que apontam que o Piauí segue entre os estados mais pobres do Brasil, estando na 3° posição. Nessa terça-feira (11), o levantamento foi divulgado e mostra que a renda per capita dos piauienses continuam abaixo da média nacional, o que comprova os desafios econômicos que estão sendo enfrentados pelo estado.
O Piauí tem uma população estimada em 3,5 milhões de habitantes, o qual enfrenta desafios econômicos que dependem principalmente do setor agrícola e da administração pública.
A economia piauiense depende do cultivo da soja, arroz e milho, atividades pesqueiras e agroindustriais. Mas o setor de serviços e a indústria estão pouco desenvolvidos, contribuindo para o desemprego e para a baixa renda da população.
Veja também: Nordeste não tem nenhuma capital entre as ’10 melhores’ do Brasil, aponta pesquisa
O estudo aponta que grande parte da população vive com menos de meio salário mínimo por mês. Mesmo que o governo estadual e municipal implemente políticas públicas que são voltadas para o combate à pobreza, como os programas de assistência social e incentivo à agricultura familiar, o estado continua enfrentando dificuldades.
Os dados mostram que, para o Piauí se desenvolver de maneira sustentável, precisa ampliar os investimentos em educação, saúde e infraestrutura.
Leave a Reply