A Guiné Equatorial, na África Central, confirmou sobre seu primeiro surto do vírus de Marburg, da mesma família do ebola. Nessa segunda-feira (13), A regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África informou que houve nove mortes confirmadas e 16 casos que estão sendo investigados.
Segundo o OMS, o vírus de Maburg causa febre hemorrágica com 88% de taxa de ser letal, fazendo dele um dos vírus mais mortais do mundo. Quem pega o vírus começa abruptamente sentir febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muito dos pacientes que pegam esse vírus começam a desenvolver sintomas hemorrágicos graves dentro de 7 dias.
Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pôde atingir todo o vapor rapidamente para salvarmos vidas e determos o vírus o mais rápido possível – disse, em nota, Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África.
Essa doença foi detectada primeira vez no ano de 1967, com surtos simultâneos em cidades alemãs como na Marburg e Frankfurt, e em Belgrado, na Sérvia. O vírus é transmitido através de morcegos frugívoros e se espalha por meio de contato com fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.
Veja também: Cliente faz barraco em loja após descobrir traição de marido com funcionária
Até o momento não há vacinas ou tratamentos antivirais. Porém, segundo o OMS, cuidados de suporte (reidratação com fluidos orais ou intravenosos) e tratamento de sintomas específicos melhoram a sobrevida do paciente. No ano de 2004, um surto do vírus que ocorreu em Angola, matou 90% dos 252 que estavam infectados. Já no ano passado, teve duas mortes confirmadas causadas pelo vírus em Gana.
Leave a Reply