Novo combustível pode reduzir valor da gasolina, aponta ministro

Gasolina




O Ministério de Minas e Energia (MME) vai propor a elevação progressiva da mistura do etanol na gasolina dos atuais 27% para 30%, após testes comprovarem a viabilidade técnica do novo combustível, que está sendo chamado de E30. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (17) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante apresentação dos resultados dos estudos conduzidos pelo Instituo Mauá de Tecnologia, em Brasília.

Os testes confirmaram que o E30 é viável tecnicamente. É o resultado dos estudos conduzidos pelo nosso Instituto Mauá. Estudos acompanhados pela sociedade e pelos setores, acompanhados de perto por Anfavea, Sindipeças, Abraciclo, Abeifa e outros representantes. O E30 é seguro para as frotas de duas e quatro rodas. Ele não prejudica o desempenho dos veículos, muito pelo contrário — enfatizou o ministro.

Além de destacar a segurança e a eficiência do novo combustível, Silveira afirmou que a nova mistura deve tornar o Brasil independente de importação da gasolina:

Novo combustível pode reduzir valor da gasolina, aponta ministro
Novo combustível pode reduzir valor da gasolina, aponta ministro. (Imagem: Reprodução)

Destacava hoje para o ministro Rui e fazíamos a conta desse custo-benefício. Em definitivo, nos tornaremos independentes da importação da gasolina, algo que não ocorria desde 2010. Esse é um ganho incalculável para a soberania nacional.

Segundo o ministério, a ampliação da mistura do etanol vai evitar a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano, impulsionando a produção nacional de biocombustíveis. A previsão é de aumento de 1,5 bilhão de litros na demanda por etanol e de um investimento estimado em R$ 9 bilhões no setor.

A medida também poderá reduzir o preço do combustível na bomba, estimada em até R$ 0,13 por litro da gasolina, cenário celebrado pelo ministro Alexandre Silveira:

Veja também: PRIMEIRO QSG: Semana Santa em Campo Maior é no Getsêmani

Com o E30, o preço da gasolina na bomba vai cair. Vamos nos livrar das amarras do preço de paridade internacional. O preço da gasolina será o preço da competitividade interna. Vamos aproveitar o aumento da oferta do etanol de milho. Vamos aproveitar ao máximo a supersafra que vem por aí.

A proposta será levada ao Conselho Nacional de Política Energética ainda este ano.

A adoção do E30 promete também reduzir em 1,7 milhão de toneladas a emissão de gases de efeito estufa por ano, o que equivale retirar 720 mil veículos das ruas anualmente.

Fonte: Agência Brasil

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: marketing.portaldeolho@gmail.com