O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) informou que sete barragens, dos 14 reservatórios monitorados pelo órgão, já atingiram o volume máximo e estão sangrando. Nesta terça-feira (8), o Rio Longá entrou em cota de alerta para inundação na cidade de Esperantina, Norte do estado.
Segundo o diretor de engenharia do Idepi, Antônio Marcos Silva, esse processo de sangramento ocorre em algumas barragens quando as chuvas são muito intensas e provocam grandes acumulados de água.
“Na região Norte, todas as barragens, com exceção da Barragem do Bezerro, já atingiram sua capacidade máxima. O sangradouro é importante porque é uma estrutura que permite que essa água excedente, que chega nas barragens, possa voltar para seu curso natural”, explicou o engenheiro.
No Norte do Piauí, onde os reservatórios estão sangrando, o abastecimento de água opera regularmente e de forma satisfatória, conforme o Idepi. Contudo, regiões do Sul do Piauí ainda sofrem com barragens com níveis de água muito abaixo de sua capacidade.
Leave a Reply