Na madrugada dessa terça-feira (14), uma tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), foi encontrada na praia da Pedra do Sal, localizada no Litoral do Piauí. O animal, que é criticamente ameaçado de extinção, utiliza a região para realizar o comportamento reprodutivo.
Segundo o Instituto Tartarugas do Delta, a espécie era uma fêmea e apresentava 1.55 metro de carapaça. Werlanne Magalhães, bióloga e vice-presidente do Instituto, explicou que o animal subiu na praia para a confecção do seu ninho, sendo acompanhada pela equipe durante o processo, até seu retorno à água.
Durante o monitoramento, a equipe registrou a ocorrência da subida dessa fêmea. Um dos comportamentos reprodutivos é confeccionar o ninho. Foi por volta das doze horas. A tartaruga realizou a confecção do ninho, terminou e então a equipe fez alguns procedimentos biométricos. Depois de concluído, o animal fecha o ninho; a equipe sinalizou o ninho para que não ocorra passagem de veículos ou algum tipo de animal na praia — explicou.
Veja também: FOTOS: Aluna de Campo Maior ganha concurso realizado pelo Lions Clube
A especialista fez questão de destacar que o trabalho agora será monitorar e acompanhar a desova, que pode acontecer entre 55 a 70 dias. Dentro da atuação do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães pontuou que o litoral piauiense é o menor da costa brasileira, mas é considerado um dos mais importantes por servir de cenário reprodutivo de pelo menos cinco espécies.
É uma área que tem a presença das 5 espécies do Brasil. Existem 7 espécies no mundo, delas, 5 frequentam a costa brasileira e o Piauí funciona como berçário para as 5 espécies do Brasil; é uma área muito importante. Protegendo a desova, estamos contribuindo para um programa nacional dessas espécies — finaliza a bióloga.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte: Portal A10+
Leave a Reply