Uma jovem influenciadora viralizou no TikTok após mostrar uma técnica para descobrir se o namorado dela a traiu. Para isso, ela usou um programa de inteligência artificial para “clonar” a voz do namorado e interrogar um amigo dele.
Mia Dio — que mora em Miami, tem 22 anos e mais de 5 milhões de seguidores — gravou um vídeo no TikTok no qual alega ter usado um software da desenvolvedora EvenLabs para clonar a voz do namorado, Billy.
Segundo ela, Billy agiu de forma estranha na noite anterior, e por isso resolveu ligar para o melhor amigo dele com a voz clonada para tentar descobrir o que tinha acontecido antes de ele chegar em casa.
Meu namorado tem agido de forma muito estranha. [Então] eu abri o software de clonagem de voz e importei mensagens de voz que meu namorado deixou – afirmou ela.
O amigo contou tudo rapidamente, e relembrou que ele “pegou uma garota aleatória e ficou com ela na frente de todos”.
Nos comentários, muitos se mostraram interessados em descobrir o que aconteceu a seguir, depois de ela confrontar o namorado. Vários comentários chamaram o plano de “genial”, e o vídeo foi visto quase 3 milhões de vezes.
Brincadeira elaborada
Após a repercussão do vídeo, Mia revelou que era uma “brincadeira com os fãs” dela e se mostrou surpresa por muita gente ter acreditado na trapaça.
O contexto importante aqui é que este vídeo foi totalmente uma brincadeira com meus fãs, e tanto meu namorado quanto meu amigo estavam envolvidos nisso – afirmou Mia, em entrevista à agência de conteúdo Jam Press.
Veja também: Caloteiros são presos após gastar R$ 1 mil em álcool, salgadinhos, camisinhas e calcinha
Ela conta que viu notícias sobre golpes que usam inteligência artificial e clonagem de voz e pensou em como poderia utilizar a tecnologia na vida dela.
Após ter a ideia de usá-la em um contexto de traição e testar a ferramenta da EvenLabs — que custou cerca de 3,14 libras (R$ 19,50, no câmbio atual) —, a influenciadora pensou no vídeo.
Tudo o que restava fazer era simplesmente ligar para o amigo que havíamos escolhido para a pegadinha e deixar a gravação acontecer como uma conversa orgânica durante a filmagem do vídeo – completou ela.
O programa funciona de forma simples: basta importar algumas mensagens com a voz da pessoa a ser clonada para a criação de novas falas no mesmo tom. Softwares do tipo têm sido usados por golpistas, que ligam para as vítimas, se passam por parentes e pedem dinheiro.
Fonte: R7 Noticias
Leave a Reply