Uma jovem identificada como Dâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos, veio a óbito após espremer uma acne no rosto e contrair uma infecção causada por uma superbactéria no município de Blumenau, localização em Santa Catarina.
De acordo com a mãe da vítima, a bactéria teria entrado no corpo da filha através de uma acne.
“O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto”, disse em publicação a mãe, também estudante de biomedicina. “Foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus)”, completou.
No último domingo (11), a jovem chegou ao hospital e foi conduzida urgentemente a UTI. Devido à infecção generalizada, acabou ocasionando a falência dos órgãos da jovem, o que a levou a óbito na última segunda-feira (12).
Bactéria Staphylococcus aureus
Está bactéria faz parte da família dos estafilococos e é frequentemente encontrado na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas e também no nariz de 30% dos adultos.
Dentre as infecções, está é a mais propícia a induzir o aparecimento de doenças.
Veja também: Brasil é o 5º país mais letal do mundo, aponta pesquisa
As pessoas são portadoras, porém nenhum sintoma é causado por ela. Se ela entrar no corpo humano, pode acabar gerando uma possível infecção na pele e até mesmo em outros órgãos.
Um dos caminhos para isso ocorrer, é através das acnes, principalmente se elas forem espremidas.
Quando você espreme uma espinha, ocorre a ruptura do tecido e cria-se uma porta de entrada para a Staphylococcus aureus, ela entra em contato com a mucosa e pode alcançar a corrente sanguínea atingindo diversos órgãos.
Como evitar a infecção
Mantenha as mãos sempre lavadas e evite o máximo possível espremer espinhas e limpar frequentemente as feridas.
Leave a Reply