O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) concluiu a Operação Cozinha Segura, nessa sexta-feira (11), no interior do Piauí. De acordo com a chefe de fiscalização do instituto, Maria José, a ação tem o intuito de analisar a quantidade do gás de cozinha comercializado nas empresas revendedoras, além da qualidade dos botijões de gás, a fim de evitar acidentes domésticos, incêndios, bem como prejuízo financeiro para o consumidor.

O botijão de gás liquefeito de petróleo, o GLP, é utilizado em milhares de lares no Brasil, sendo um objeto tão comum na cozinha como a geladeira. O problema é que no ato da compra, muitas vezes, o consumidor pensa que está pagando um botijão com 13 quilos, mas na verdade está levando para casa um produto com peso inferior ao obrigatório. Em caso de infração, o revendedor é convidado a acompanhar a análise definitiva, feita no próprio local de venda. As irregularidades podem resultar em autuações e multas — explicou.
Veja também: Estudante autista é afastado de sala de aula e fica isolado em escola do sul do Piauí
A operação percorreu os municípios de Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Paes Landim, Isaías Coelho, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, São Francisco de Assis, Socorro do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, São João da Varjota, Colônia do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Inhuma e Tanque do Piauí, entre os dias 7 e 11 de abril.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921.
Fonte: Governo do Piauí