Governo decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas em Picos

Piauí inteiro está com alerta de perigo de chuvas intensas e alagamentos, aponta INMET
Piauí inteiro está com alerta de perigo de chuvas intensas e alagamentos, aponta INMET




O Governo do Piauí decretou, nessa quinta-feira (16), estado de calamidade pública no município de Picos devido às chuvas intensas que impactaram o estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí e tem validade de 90 dias.

O decreto destaca que os danos causados ao município chegaram ao Nível III de desastres, de acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), sendo assim, um desastre de grande porte e danos extremos. Os danos impactaram mais de 27 mil pessoas de modo direto e indireto.

O decreto foi publicado após um parecer técnico da Sedec, que ratificou a necessidade de medidas emergenciais para mitigar os impactos e garantir o atendimento imediato às vítimas.

Norma Nogueira, secretária em exercício da Sedec, informou que o decreto é importante, pois possibilita que o estado possa pedir auxílio de recursos federais para ajudar na contenção de danos ao município. Além disso, ela afirma que a Defesa Civil do Estado do Piauí já está trabalhando para mitigar todos os impactos causados pelas chuvas.

Governo decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas em Picos
Governo decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas em Picos. (Imagem: Reprodução)

Essa publicação vai dar conduções para o município conseguir angariar recursos federais. Picos passa por uma situação muito difícil e nós estamos tentando dar todo o apoio possível, mas o decreto é um passo a mais para essa reconstrução que fazemos aqui na cidade — informou.

Com caminhões e tratores, a Defesa Civil iniciou uma força-tarefa para limpar as ruas e remover os destroços, devolvendo algum alento à população. Enquanto isso, engenheiros trabalham incansavelmente para avaliar áreas de risco e prevenir novos desastres.

A Sedec já distribuiu, até o momento, 80 cestas básicas, 80 kits de higiene e 160 kits de limpeza, estendendo não apenas ajuda material, mas também solidariedade.

Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros – (86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado – (89) 9450-6787.

Veja também: MDS cancela pagamento de Bolsa Família de 79 candidatos eleitos em 2024

Abrace Picos

A Defesa Civil lançou a campanha “Abrace Picos” com o objetivo de arrecadar itens essenciais às famílias atingidas. Alimentos, roupas, lençóis e kits de higiene estão sendo coletados em Teresina e Picos, reforçando a corrente de solidariedade.

Pontos de coleta:
📍 Teresina:

Rua Jaicós, 1435 – Ilhotas (Sede da Defesa Civil)

📍 Picos (novo endereço):

Rua Landri Sales, 167, bairro Bomba

⚠️ Importante: Verifique se os itens estão em bom estado antes de doar.

Fonte: Governo do Piauí

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]