O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã dessa segunda (20), a “Operação Cerrados”, para apurar suspeitas de desvio de recursos públicos em contratos na prefeitura de Uruçuí, região Sul do Piauí.
Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão. As autoridades também apuram crimes de lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.
Os alvos da operação são políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.
Segundo a polícia, foi identificada uma ação criminosa que direcionava licitações a determinadas empresas ligadas a um grupo criminoso, que usufruía de parte dos valores das licitações superfaturadas.
A operação também é executada em Teresina e nos municípios maranhenses de Timon e Balsas. Em conjunto com a Polícia Civil (PC-PI), a Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Ministério Público do Estado do Maranhão.
Leave a Reply