Uma idosa cuja identidade não foi revelada, de 80 anos, foi vítima de um golpe cometido pelo próprio filho, em Teresina, capital do estado do Piauí. O suspeito tinha autorização para gerenciar as finanças da mãe, então realizou diversos empréstimos consignados sem o consentimento da mesma, assim causando um prejuízo de mais de R$ 80 mil.
Quando a idosa descobriu a fraude, ela procurou a Defensoria Pública do Estado do Piauí para denunciar o crime. De acordo com a investigação, os descontos do empréstimo começaram a ser feitos na aposentadoria da mulher, que só percebeu o crime quando já era tarde demais.
A mulher revelou que confiava no filho e não tinha acesso aos extratos bancários, o que facilitou na ação criminosa por parte do filho. O suspeito deverá responder pelos crimes de danos materiais e morais.
A Polícia Civil do Piauí ficou encarregada de investigar o caso, que está tentando localizar o filho no estado do Pará para realizar a sua prisão. O delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), alertou que esse tipo de golpe contra os idosos é mais frequente no estado e orienta para as pessoas ficarem atentas e tomar medidas de segurança para poder evitar cair em armadilhas.
Veja também: Polícia Civil realiza prisão de homem condenado por homicídio em Campo Maior
Confira abaixo as medidas de segurança para idosos:
- Mantenha seus documentos pessoais em local seguro e não os entregue a ninguém sem necessidade;
- Não faça transações financeiras sob pressão ou com pessoas desconhecidas;
- Monitore seus extratos bancários regularmente e notifique qualquer irregularidade imediatamente;
- Converse com familiares e amigos sobre seus planos financeiros e peça ajuda caso suspeite de algo;
- Denuncie qualquer tipo de golpe à polícia ou à Defensoria Pública.
Leave a Reply